Capa do Facebook para fanpages: Qual o tamanho?

A capa do Facebook para fanpages é uma das primeiras coisas que seu cliente vê ao acessar a página da sua empresa no Facebook, e apesar de parecer algo muito simples, escolher apenas uma imagem para gerar a primeira impressão da sua empresa pode ser algo extremamente difícil.

Pare por um momento e pense consigo mesmo: Qual imagem melhor representaria sua marca, sua empresa, seu produto, seu negócio? Não é algo simples!

Além da dificuldade para escolher a imagem perfeita, as dimensões da imagem variam de acordo com a tela em que estão sendo visualizadas. Isso quer dizer que você tem apenas uma imagem sendo exibida de maneiras diferentes para quem está usando um dispositivo móvel e para quem estiver em um desktop ou notebook.

Dificuldades à parte, vejamos como conseguir o melhor resultado possível para a capa do Facebook para fanpages  no post a seguir.

Qual o tamanho ideal da capa do Facebook para fanpages ?

Acredite se quiser, o melhor tamanho para a capa da sua página no Facebook vai variar. Veja o que o guia deles diz sobre isso:

A foto de capa da sua Página:

  • Tem dimensões de 820 pixels de largura por 312 pixels de altura em computadores e 640 pixels de largura por 360 pixels de altura em smartphones
  • Deve ter no mínimo 400 pixels de largura e 150 pixels de altura
  • Carrega mais rapidamente como um arquivo srgb jpg que tenha 851 pixels de largura e 315 pixels de altura, e menos de 100 kb

Resumindo: A imagem vai aparecer de forma mais retangular em desktops e laptops, e de forma mais “quadrada” em dispositivos móveis.

Como mostro na imagem a seguir:

Como a capa da sua fanpage vai aparecer

Como a capa da sua fanpage vai aparecer

A parte em escuro na imagem, tem 820 por 312 pixels (recomendação do próprio Facebook) e mostra o que será apresentado se o seu cliente estiver vendo sua fanpage pelo computador ou notebook. Porém, a imagem completa tem 820 por 462 pixels, e essas são as dimensões perfeitas para a capa da sua página, porque eu adicionei mais pixels à altura da imagem para que ela sirva tanto para computadores quanto para dispositivos móveis.

Então o ideal é que você utilize mais a parte escura da imagem que mostrei acima e deixa as “sobras da imagem” para as partes mais claras.

Veja um exemplo com uma imagem qualquer (do google imagens). Primeiro a imagem original.

Uma imagem da Internet

Uma imagem da Internet

Agora essa mesma imagem nas dimensões ideias (820 por 462 pixels):

Mesma imagem com 820 por 462px

Mesma imagem com 820 por 462px

A imagem acima é a que será exibida por completo em dispositivos móveis. Já em computadores e notebooks ela será cortada dessa maneira:

Mesma imagem com 820 por 312 pixels.

Mesma imagem com 820 por 312 pixels.

Veja que mesmo a imagem cortada pelo Facebook, a logo ou qualquer texto que você queira exibir na imagem não será cortado se você utilizar a “parte escura da primeira imagem que mostrei” (os 820 por 312 pixels da parte central da imagem).

Então não se esqueça, crie a sua capa do facebook com 820 por 462 pixels, porém, utilize a área de 820 por 312 pixels central para coisas importantes.

Exemplo real

Vamos ver alguns exemplos reais que utilizei na minha própria fanpage.

Capa do Facebook exibida em laptop/desktop

Capa do Facebook exibida em laptop/desktop

Agora a mesma imagem exibida em qualquer dispositivo móvel. Nesse caso estou apenas usando a versão mobile do Facebook, mas é a mesma proporção em um dispositivo real.

Capa do Facebook com a mesma imagem exibida em dispositivo móvel

Capa do Facebook com a mesma imagem exibida em dispositivo móvel

Como descrevi anteriormente: “Imagem mais retangular em desktops e laptops, e imagem mais quadrada em dispositivos móveis”.

Você pode ver exemplos reais na página de testes que criei apenas para este post. Basta acessar o link abaixo:

Em fotos, você poderá ver exemplos de fotos de perfil, fotos e vídeos de capa.

Como criar sua própria capa do facebook para fanpages?

Agora que você já sabe como a capa da sua página será exibida, chegou a hora de criar a sua própria.

Se você tiver conhecimento básico sobre o Photoshop, vai ser bem simples. Basta baixar o template que estou disponibilizando no link a seguir e seguir os guias.

Se você não tiver nenhum conhecimento sobre Photoshop, mas tem conhecimento sobre qualquer outro editor de imagens, basta criar uma imagem com as dimensões 820 por 462 pixels e tentar manter tudo mais centralizado.

Para facilitar a sua vida, é só usar a imagem abaixo como guia:

Como a capa da sua fanpage vai aparecer

Como a capa da sua fanpage vai aparecer

Clique na imagem, salve em tamanho original (grande) e monte sua capa sobre ela usando as dimensões indicadas nas partes claras e escura.

Capa do facebook em vídeo

Uma novidade mais recente para capa da sua página no Facebook é que agora você pode usar vídeos para contar uma história maior e melhor da sua empresa.

Cá entre nós, se “uma imagem vale mais que mil palavras”, imagina um vídeo?

O melhor de tudo é que tudo o que você leu até aqui também vale para vídeos. As dimensões são exatamente as mesmas.

Vamos ver o que o guia do próprio facebook fala sobre capa de páginas em vídeo:

Lembre-se de que seu vídeo da capa deve ter pelo menos 820 x 312 pixels e entre 20 e 90 segundos. Para obter os melhores resultados, escolha um vídeo de 820 x 462.

Eles também não vão deixar você enviar um vídeo caso este não esteja de acordo com as dimensões e duração mencionadas.

Erro ao enviar vídeo como capa de fanpage no Facebook

Erro ao enviar vídeo como capa de fanpage no Facebook

Além das dimensões, vídeos como capa de uma página no Facebook precisam ter entre 20 a 90 segundos.

Outro detalhe importante é que vídeos que são utilizados como capa sempre serão públicos, ou seja, todo mundo que acessar sua página poderá assistir ao seu vídeo capa.

Reposicionando o vídeo

A maioria dos dispositivos (câmeras, smartphones, tablets…) vão filmar em resoluções muito maiores do que 820 por 462 pixels. Tendo isso em mente, a única coisa que você precisa se preocupar é a proporção para desktop.

Por exemplo, um vídeo de 1920 por 1080 pixels será exibido por completo em dispositivos móveis, porém será cortado em 1920 por 731 pixels em desktops. Porém, o facebook permite que você reposicione o vídeo de maneira que a parte principal seja exibida.

Caso vá adicionar texto ao seu vídeo, tente manter o texto na mesma altura das partes principais. Um exemplo, caso o vídeo tenha pessoas e você não queira cortar o rosto daquelas pessoas, posicione o texto na altura do rosto das pessoas, porque assim, quando você reposicionar seu vídeo, conseguirá manter tanto o texto quando o rosto das pessoas na parte principal.

Reposicionando o vídeo

Reposicionando o vídeo

Na minha opinião, é bem melhor enviar um vídeo em alta resolução (1280 por 720px ou superior) do que nas dimensões mencionadas.

E a foto de perfil da página?

A foto de perfil da sua fanpage do Facebook, na minha opinião, é uma das partes mais importante da composição da sua página, afinal, além de ser ela que mostra ao seu cliente quem é você (seja uma pessoa ou um logo), também estará presente em todos os seus comentários e postagens.

Sabendo da importância da foto de perfil da sua página, vamos ver o que o Facebook diz no seu guia sobre ela:

Tem dimensões de 170 x 170 pixels em computadores, 128 x 128 pixels em smartphones e 36 x 36 pixels na maioria dos celulares comuns

Contudo, neste momento acabo de checar a imagem de perfil da nossa página de testes e verifiquei que ela está com 180 por 180 pixel. Ou seja, o guia do Facebook talvez esteja desatualizado.

Mesmo assim, creio que não precise se preocupar com isso, porque você pode enviar uma foto na proporção de 1:1 (quadrada) de tamanho bem maior que isso. Geralmente, eu uso fotos de 1000 por 1000 pixels e deixo o próprio Facebook fazer o trabalho de reduzir a imagem.

Pera! Imagem quadrada? Mais ou menos.

Apesar do Facebook pedir uma imagem quadrada, quando você comenta ou cria alguma postagem, ele mostra uma imagem redonda. Para solucionar isso e não se surpreender com cortes indesejados na foto de perfil da sua página, simplesmente desenhe um circulo redondo (temporário) ao redor da sua logo.

Na prática, vou te mostrar como isso funciona.

Suponhamos que eu queira utilizar a foto abaixo no meu perfil:

Foto de perfil Fake rsrs

Foto de perfil Fake rsrs

Na parte superior da página, o Facebook vai exibir ela exatamente como está, mas, nas postagens e comentários ela será exibida da maneira abaixo:

Foto de perfil fake redonda

Foto de perfil fake redonda

Querendo ou não, o Face vai cortar partes da imagem.

Até que isso não gera tantos problemas para fotos de rostos, contudo, pode ser que corte partes essenciais da sua logo.

Conforme mencionei brevemente anteriormente, para resolver isso faça o seguinte:

  1. Dentro do quadrado da imagem que contém a sua logo, adicione um círculo temporário;
  2. Dentro do círculo temporário, adicione sua logo;
  3. Remova o círculo temporário.

Veja um exemplo:

Logo com/sem círculo

Logo com/sem círculo

Ah, é claro que você não pode esquecer de remover o círculo temporário.

Como escolher a melhor foto para capa?

O Facebook é uma rede social e é natural que as pessoas queiram socializar com outras pessoas. Escolha uma foto bem bonita e que fale com seu público, mas não se esqueça das pessoas.

Vemos ver algumas dicas para criar uma capa do Facebook matadora.

Suas próprias fotos

Nada melhor do que suas próprias fotos para mostrar naturalidade e confiabilidade para seu cliente.

É interessante quando as empresas resolvem se mostrar por dentro: como o produto é fabricado; como é a parte interior e exterior; quem são os membros da equipe; e assim por diante. Isso dará muito mais credibilidade para quem vende online.

Além disso, em testes realizados em anúncios no Facebook Ads, consegui um aumento considerável nas vendas quando passei a utilizar fotos reais e mais naturais dos produtos ao invés de mockups ou fotos com modelos muito produzidos.

Qualquer Smartphone mais moderno gera uma foto excelente do seu time e/ou produto, basta criatividade.

Bancos de imagens

Sei que nem sempre é possível ter uma foto que realmente represente o seu produto. Talvez por ser um produto virtual, por ser uma ideal ou por qualquer outro motivo.

Para isso, existem milhares de bancos de imagens, tanto gratuitos quanto pagos, que tem imagens de tudo o que você possa imaginar.

Particularmente, gosto do pexels, do stocksnap.io e do Unsplash. Todos esses que mencionei são gratuitos, é só escolher a imagem e baixar e altíssima resolução.

O único problema desses bancos de imagens é que você pode “topar” com a mesma imagem que você utilizou fazendo anúncio de outros produtos completamente diferentes.

Concluindo

Depois de tudo o que você leu aqui, provavelmente já aprendeu como colocar uma imagem de capa perfeita na sua página do Facebook. Mas ainda vou te dar alguns dicas finais.

Que tipo de imagem atrai pessoas?

É meio impossível responder essa pergunta assim diretamente, mas siga a lista abaixo e provavelmente vai se dar bem com qualquer imagem que for utilizar, seja para capa, perfil, postagens ou anúncios.

  • Emoção – Fazer as pessoas sentirem algo bom, costuma gerar conversão;
  • Relevância – Incluir algo que o seu público tem interesse;
  • Cores – Escolher as cores corretas que combinam com seu público e seu produto/serviço;
  • Tipografia – Escolher a fonte correta para deixar o texto mais limpo e de fácil leitura;
  • Texto – Usar as palavras corretas para garantir um maior engajamento do seu público;
  • Hashtags – Se utilizar, escolher algo relevante para seu público e seu produto/serviço.

Como você pôde observar, a lista acima não trata apenas da capa ou foto do perfil da sua página do Facebook, mas engloba também postagens e anúncios tanto para o Face quanto para instagram.

Agora é contigo, faça a mágica acontecer.

Até a próxima!

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